Chevrolet Amazona
Entre 1960 e 61 a GM preparou três novos modelos derivados da sua picape, todos com carrocerias fornecidas pela Brasinca: o furgão Corisco (modelo 3105), com 4 m³ de volume interno, a caminhonete Amazona (3116) e a cabine-dupla Alvorada
(3114), respectivamente para oito e seis passageiros, ambas com três
portas. A Amazona, cujos bancos traseiros podiam ser removidos, tinha
para-brisa traseiro fixo, debaixo do qual se localizava a porta de
acesso ao bagageiro, que abria para baixo. O modelo Alvorada foi
apresentado no II Salão do Automóvel, em novembro, como o “primeiro carro nacional com capacidade para seis passageiros na cabine“. O exemplar exposto tinha a caçamba protegida por um capô (o hoje chamado tampão marítimo), formando enorme porta-malas, acessório oferecido como opcional. Também havia a versão ambulância,
cujo acesso traseiro, como no furgão, se dava por meio de portas
verticais de duas folhas, com abertura para os lados. A empresa ainda
disponibilizava a picape em duas variantes “nuas”, próprias para receber
carroçarias especiais fornecidas por terceiros: 3103, sem caçamba nem para-lamas traseiros, e 3112, igual à anterior, porém com meio teto e sem a parede traseira da cabine. (texto de Lexicar Brasil)
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